Falta de Insumo no Brasil

Blog

Autor:

Lauro Paiva

04/15/2021

Um problema que começou em 2020 junto com a pandemia do novo coronavírus continua afetando o desempenho das empresas brasileiras nesse início de 2021: a dificuldade de se obter matéria prima para seguir produzindo. Dados divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), apontam que mais de 70% das empresas nacionais sofreram com a escassez de insumos desde o início da pandemia.

Apesar do horizonte promissor com o avanço da vacinação pelo mundo, a escassez de matéria prima, e consequentemente o aumento do preço do pouco que se tem disponível, tem sido o grande desafio para os empresários brasileiros durante esse período.

A escassez afeta tanto produtos básicos como plástico e aço quanto produtos de alta tecnologia como componentes eletrônicos e químicos. Do papelão para embalagem ao pó químico espessante usado na produção de álcool em gel, é difícil encontrar um setor que esteja em dia com as suas demandas.

sea city dawn sunset
Photo by Alexander Bobrov on Pexels.com

Ávidas por suprimentos, a opção encontrada por muitas empresas é buscar insumos fora do país, em países que estejam em um momento melhor da pandemia ou que tenham capacidade produtiva suficiente para suprir a demanda interna e ofertar produtos para exportação. Nesse cenário, a China desponta novamente como fonte de matéria prima para abastecer empresas nacionais.

Ainda que também esteja sendo impactada pela pandemia do novo Coronavírus, a robustez da planta industrial Chinesa tem capacidade de absorver uma demanda maior, garantindo abastecimento para diversas indústrias pelo mundo. O reflexo maior se dá nos custos, que obviamente acompanham o crescimento da demanda.

Cabe a cada empresário avaliar a relação entre o aumento de custo de matéria prima e o custo de paralização de linha de produção/cancelamento de contratos para decidir a melhor opção para seu negócio.

Na maioria dos casos, manter a estrutura funcionando, negociar o repasse do aumento de custos com parceiros, honrar compromissos e manter o faturamento da empresa é a melhor saída, gerando um fluxo de caixa, ainda que aquém do ideal, mantendo a operação ativa e importantes postos de trabalho.

Ter bons fornecedores internacionais credenciados e contar com uma estrutura de apoio no país exportador é um diferencial para aumentar as opções de compras de matéria e não depender exclusivamente de uma fonte de fornecimento de material.

Negociar boas condições comerciais, garantir a qualidade do produto e ter suporte durante todo o processo de importação são pontos importantes que são atendidos pela LP COMEX para garantir uma importação descomplicada e com segurança.

Nossa estrutura está à disposição de empresas que precisem de suporte na operação de importação, na busca por novos fornecedores ou até mesmo iniciar as importações em busca das vantagens competitivas.

Expandir fronteiras em um mundo extremamente globalizado é essencial para quem quer ser competitivo e a missão da LP COMEX é oferecer a melhor solução em negócios internacionais para seus clientes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Radar LP Comex

A cada duas semanas receba conteúdo selecionado e crítico. Grátis.
Tendências | Segmentos aquecidos | Feiras | Análise de mercado | Novidades do Blog

Preencha com seus dados para sua empresa receber atendimento

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.